top of page

Análises Setoriais #3 - Frigoríficos / CJE FGV

Atualizado: 10 de dez. de 2022

Hoje damos continuidade à nossa série de relatórios gratuitos, elaborados em parceria com a CJE FGV, trazendo para vocês uma análise completa dos principais setores da bolsa de valores. Este terceiro relatório, do total de seis, será sobre o setor de Frigoríficos. Não deixe de conferir as primeiras publicações da série, sobre os setores de Healthcare e Energia.


Ao final, você poderá fazer o download completo do relatório, com mais de 18 páginas de conteúdo gratuito sobre o setor.

Resumo:

O setor de frigoríficos faz parte da classificação de consumo não cíclico, esse especificamente segmentado em alimentos processados. Ao longo do relatório, explicamos sua estrutura, principais drivers macro e micro que atingem o setor, além dos subsetores de mercado bovino, suíno e de frango. Fazemos uma análise completa dos principais players da bolsa de valores brasileira e como cada um vêm performando e atuando nessa mudança de consumo de carne.


De forma introdutória, o extenso território brasileiro em conjunto com suas condições climáticas favorecem o setor agropecuário, dessa forma o país é um grande exportador das mais diversas carnes de origem animal. Além disso, este é um setor muito impactado por fatores externos e grandes ciclos do mercado de carne bovina, suína frango e dos grãos. Apesar do consumo da proteína fazer parte do cotidiano do brasileiro, as empresas do setor sofrem com a sazonalidade das commodities, o que obriga as empresas a realizarem eventuais alavancagens em suas operações e hedges cambiais (visto que grande parte da receita do setor está ligada a exportações).


Por fim, é importante ressaltar que o momento recente das empresas é favorável, devido ao preço das carnes, produção dos animais, demanda de consumo americana e chinesa, o que acarreta em uma desalavancagem operacional dos players e pagamentos de dividendos.


Tópicos abordados:

1. Estrutura do Setor

2. Mercado Bovino

3. Mercado Suíno

4. Mercado de Aves

5. Análises Empresariais

6. Compra da BRF #BRFS3 pela Marfrig #MRFG3

7. Trading Comps #JBSS3 #BRFS3 #MRFG3 #BEEF3


Faça o download gratuito do relatório completo:





 

Disclaimer: Todos os valores e justificativas apresentadas nesse relatório são baseadas em informações disponíveis publicamente. Sendo um artigo de caráter informativo e educacional, este conteúdo não configura recomendação de compra ou venda para as ações mencionadas. Reiteramos nossa orientação de que o investidor amplie seu conhecimento antes de tomar uma decisão a respeito de qualquer ativo.

Commentaires


bottom of page