top of page

Ibovespa chegou aos 120 mil pontos. Hora de comprar ou vender?

A pergunta de R$ 1 milhão (ou mais!). Ibovespa a 120 mil pontos. Apenas 8% abaixo do recorde histórico (130 mil). Chegou a hora de comprar ou vender ações na bolsa?


Já são quase 20% de alta desde a mínima recente registrada em 5 de janeiro de 2022. Um rally de commodities poucas vezes visto na história do mercado financeiro trouxe uma chuva de otimismo sobre bolsa de valores brasileira.

Investidores estrangeiros despejaram bilhões de dólares na B3 em busca de surfar a alta.


Ano de eleições presidenciais, juros nas alturas? Nada disso foi capaz de frear o bom momento e fazer com que o Ibovespa (+15% em 2022) supere E MUITO até mesmo a resiliente bolsa americana (queda de 4% no ano).

E agora, o que nos aguarda?

Um novo recorde histórico, para acima dos 130 mil pontos?


O ciclo de alta do Ibovespa vai durar até quando a explosão do preço das commodities se sustentar. Uma vez que 30% do Ibovespa está atrelado a este segmento, a dependência não deve ser surpresa.


A resposta para essa continuação está bastante atrelada ao conflito entre Rússia e Ucrânia, que reduziu consideravelmente a oferta de commodities disponíveis ao mercado, levando principalmente o preço do barril do petróleo para acima dos 100 dólares. Uma possível trégua, ainda que amplamente desejada, pode se traduzir em normalização do preço dos insumos.


Considerar que estamos tão próximos ao recorde histórico do Ibovespa com Selic projetada em quase 13%, inflação de dois dígitos e uma grande volatilidade política à frente, pode ser desanimador. Por isso, no curto prazo e no nível atual, consideramos o índice pouco atrativo.


Mas ainda que o Ibovespa esteja tão próximo à sua máxima histórica, uma série de ações de grandes empresas na bolsa estão com uma queda acumulada superior a 30%, e com uma distância ainda maior para o seu preço justo. É aí que vemos grandes oportunidades.


Nos últimos dias já foi possível observar uma migração para ações de empresas “abandonadas” e que ficaram de fora da festa nos últimos 3 meses. Aqui na Alkin Research, estamos sempre de olho às oportunidades e informando nossos assinantes em tempo real das melhores ações para investir.


Quer ter acesso e descobrir quais empresas possuem um potencial de performance superior ao Ibovespa? Teste por 7 dias grátis agora mesmo os Planos Premium da Alkin Research! Tenha acesso às melhores recomendações e invista melhor com o conteúdo especial da Alkin.



bottom of page