top of page

Hora da colheita #SLCE3

A SLC Agrícola irá divulgar na próxima quarta-feira, 13 de novembro, seu desempenho financeiro relativo ao terceiro trimestre de 2019.


A empresa teve um primeiro semestre turbulento este ano, impactado fortemente pela Peste Suína Africana, que abalou a demanda mundial por soja e consequentemente, os preços da commoditie. Além desse fator que sozinho seria suficiente para preocupar os investidores, há ainda a guerra comercial entre Estados Unidos e China, que não segue para um desfecho e reduz bastante a previsibilidade nos negócios.

Entretanto, uma forte política de hedge (proteção nos preços) aplicada com sucesso pela empresa neste ano em todos os seus segmentos deve ser suficiente para proteger seus resultados em meio à turbulência no cenário internacional.


O gráfico abaixo, divulgado pela própria SLC, apresenta a relevância dessa estratégia.

Estrutura de Hedge da SLC Agrícola em julho de 2019. Fonte: SLC Agrícola

Acerca dos custos, há uma forte correlação dos preços das matérias primas utilizadas pela SLC com o preço de mercado de suas commodities (algodão, milho e soja). Uma vez que estamos presenciando uma baixa nos preços, o custo de produção não deve ser um fator ofensor no resultado. Ainda que a agrícola possua 64% do seu custo de produção em dólar, o hedge mencionado permite à empresa uma proteção cambial, uma vez que 98,3% de seus valores em moeda americana estão fixados R$ 3,65.


Na nossa perspectiva, há um fator mais importante a impulsionar o resultado da empresa nesse segundo semestre, conforme antecipado pela própria diretoria: Os custos relativos à safra do algodão já impactaram o desempenho financeiro do primeiro semestre. Nesse caso, a empresa irá literalmente colher os frutos desse dispêndio, com geração de caixa livre da necessidade de grande capital de giro para o segmento de algodão.

Relevância das culturas da SLC. Novembro/2019. Fonte: SLC Agrícola
Relevância das culturas da SLC. Novembro/2019. Fonte: SLC Agrícola

Ainda que o preço das ações da #SLCE3 na bolsa de valores esteja muito aquém do desempenho do índice Ibovespa em 2019, a expectativa é que a ação volte aos olhos dos investidores na próxima semana, a partir da divulgação dos resultados.


 

Seja o primeiro a receber novas publicações!

 

Disclaimer: Todos os valores e justificativas apresentadas nessa publicação são baseadas em informações divulgadas publicamente pela empresa em seu site de relações com investidores. Sendo uma publicação de caráter informativo, este conteúdo não configura recomendação de compra ou venda para as ações mencionadas. Reiteramos nossa orientação de que o investidor amplie seu conhecimento antes de tomar uma decisão a respeito de qualquer ativo.

bottom of page