top of page

De volta aos trilhos? Descubra se é hora de investir em Rumo #RAIL3.

Com uma busca incessante por crescimento desde 2008, a Rumo se tornou uma gigante do transporte ferroviário do Brasil ao marcar presença em 8 estados: MT, MS, SP, RS, SC, PR, TO e GO, com 1,2 mil locomotivas, 33 mil vagões e 13,4 mil quilômetros de linha férrea.

Rumo, RAIL3, bolsa de valores, B3, Ibovespa

Além do transporte multimodal, a Rumo detém ainda centros de distribuição, instalações de armazenagem e terminais de transbordo que têm capacidade de armazenagem estática de até 900.000 toneladas.


Agro é Tech, Agro é Pop. Soja, milho, açúcar e fertilizantes, são apenas alguns dos principais produtos que viajam pelos trilhos e locomotivas da Rumo todos os dias. Tendo seus principais clientes inseridos no agronegócio, não é mistério que o resultado da companhia tem uma forte correlação com a produtividade das safras agrícolas.


Um evento importante. Em dezembro de 2021, a Rumo viu seu caminho ainda mais livre para o crescimento, em um setor que já possui baixa competição devido às elevadas barreiras de entrada. Com a sanção do Marco Legal das Ferrovias, a Rumo fica menos dependente do planejamento do governo para que sejam criadas novas concessões.

Essa redução burocrática acontece uma vez que foi determinado que a iniciativa privada pode sugerir ao governo a construção e a subsequente operação de novas linhas ferroviárias, dependendo apenas de uma autorização por parte do governo.


Mas como uma empresa que aparentemente possui um potencial enorme de crescimento, pode ter uma queda recente de quase 30% nas suas ações?

Rumo, RAIL3, bolsa de valores, B3, Ibovespa

Para entender o comportamento das ações, começamos pelo resultado da Rumo #RAIL3 no quarto trimestre de 2021, divulgado no dia 18 de fevereiro de 2022, que frustrou as expectativas do mercado ao consolidar uma queda relevante no desempenho com os efeitos da quebra de safra do Milho no último ano.


Outro fator que pressionou os resultados foi a recente alta do petróleo, que não teve seu devido reajuste nas tarifas da Rumo nos últimos trimestres. O preço da commodity já supera a marca de US$ 110 o barril, e impacta diretamente no preço do combustível utilizado pela empresa.


Mas mesmo com o resultado ruim, a diretoria se mostrou otimista com uma recuperação da Rumo nos próximos trimestres. Será que as ações estão caras ou baratas considerando todo o cenário projetado para a empresa?


Nós fizemos uma análise profunda aqui na Alkin Research e chegamos ao valor justo para as ações #RAIL3 que você vai descobrir nesse Relatório COMPLETO, de mais de 20 páginas que acabamos de publicar.

Na hora de saber onde investir,

Conte sempre com a Alkin Research.


bottom of page