top of page

Carta Mensal #2 - Quais sinais o WallStreetBets pode estar nos dando sobre o mercado financeiro?

Atualizado: 4 de jun. de 2021

Iniciamos 2021 com a sensação de que 2020 ainda não acabou. Não estamos recuperados do trauma imposto pela pandemia, o noticiário assustador ainda vigora, e a luz no fim do túnel, apesar das vacinas, ainda parece distante.


Janeiro se iniciou com um otimismo surpreendente, levando o Ibovespa a encostar nos 125 mil pontos em seu melhor dia. Entretanto, a ausência de estímulos positivos enquanto protagonizamos a segunda onda da pandemia, provocou um arrefecimento no ânimo dos investidores.


A monotonia do noticiário foi quebrada por um surpreendente movimento, agora amplamente divulgado, acerca do grupo de Reddit WallStreetBets. A força e a influência da comunidade, movida por investidores de varejo, fez com que o preço de determinados ativos, como as ações da GameStop, perdessem qualquer referência sobre os fundamentos da empresa e acumulassem ganhos superiores a 1000% em poucos dias.


O movimento trouxe consequências de grandes proporções, como a perda de bilhões de dólares para fundos de investimentos que apostavam na queda das ações, e acendeu um alerta sobre uma possível instabilidade no mercado financeiro.


Os eventos recentes não deixaram duvidas que a dinâmica da bolsa de valores está se encaminhando para uma mudança estrutural. O amplo acesso à informação de qualidade, antes restrito à investidores institucionais, aliado à facilidade de se investir e de amplos incentivos monetários, tem dado a munição necessária para o investidor de varejo tomar seu protagonismo frente aos grandes fundos de investimento.


Não podemos proclamar que a história dos fundos de investimento estejam fadadas ao epílogo, mas sem dúvidas, terão períodos desafiadores à frente. Os grandes gestores deverão, mais do que nunca, mostrar seu valor e sua capacidade de entregar retorno.


Nosso objetivo principal na Alkin Research, como sempre, não consiste em narrar os fatos, e sim apresentar a perspectiva do que aguarda o investidor com base nos impactos provenientes dos últimos acontecimentos. Portanto, gostaríamos de focar a mensagem desta carta em um alerta para a euforia do mercado americano.


Ainda que cada crise seja diferente, a história nos ensina que os padrões são replicáveis. A ganância potencializada e a impaciência exacerbada tendem a elevar as expectativas dos investidores, que buscarão cada vez mais riscos para satisfazer os retornos esperados.


Qual deve ser a expectativa desses investidores iniciantes, após triplicarem seu capital em menos de um mês? Não imagino que um retorno médio de 10% ao ano irá satisfazer a inquietude de uma comunidade que proclama "YOLO" (Você só vive uma vez), para justificar sua ousadia nos investimentos. A ignorância sobre os riscos tende a criar um mundo mágico na cabeça de muitos investidores, que, ao não analisarem os sinais dados pelo mercado, tendem ao fracasso.


Reforçamos portanto, a mensagem de cautela. Crises são inerentes ao mercado financeiro, e os sinais mostram que podemos estar perto de uma. Não podemos garantir os motivos, muito menos precisar quando haverá a nova crise. Adicionais incentivos monetários podem dar um combustível para a continuidade da euforia atual; Incentivos americanos em infraestrutura podem representar uma melhor utilização dos recursos, traduzindo em um crescimento real que poderia embasar uma precificação mais elevada dos ativos.


O início de 2021 também foi de suma importância para nós na Alkin Research. Lançamos nossos planos Premium, permitindo aos assinantes que tenham acesso a um conteúdo exclusivo com as melhores recomendações de compra e venda.


Para presentear quem sempre nos acompanhou nessa trajetória, estamos liberando um período promocional com 50% de desconto + 7 dias de acesso gratuito ao nosso conteúdo. Para garantir essa oferta e conhecer todas as recomendações da Alkin Research, Clique aqui.


Aguardamos você em nosso portal exclusivo para assinantes. E marque na sua agenda, nossa carta mensal será sempre divulgada no último dia de cada mês. E a cada dia 15, publicaremos nossa série gratuita focada em ESG, em parceria com o Instituto Empresa.


Que venha a próxima temporada de resultados!


Não somos a maior, mas sem dúvidas, A melhor. #AlkinResearch

Obrigado pelo prestígio da sua leitura.

bottom of page