top of page

O que fazer agora que o Ibovespa chegou a 130.000 pontos?

Atualizado: 7 de jun. de 2021

O Ibovespa fechou às vésperas do feriado em 129.601 pontos, alcançando mais de 100% de alta desde a mínima registrada em 23 de março de 2020. Naquela época, o Índice encostava nos 63 mil pontos enquanto a humanidade, a economia e a bolsa de valores navegavam por um período turbulento em função da pandemia que ainda se faz presente.


Desde então, avanços como vacinas e imunização em massa nas principais economias do mundo têm contribuído para a mudança desse cenário. Apesar de não estar na liderança da retomada, o horizonte se desenha da mesma forma no Brasil, e o otimismo com a evolução da economia já se reflete na bolsa de valores brasileira.

Gráfico com a evolução do Índice Ibovespa desde a mínima em março de 2020 provocada pela pandemia até hoje.
Evolução do Índice Ibovespa desde a mínima em março de 2020.

Mas a pergunta que apoquenta todos os investidores neste momento de euforia é: Até quando vai essa alta? Devo realizar os lucros e aguardar que o mercado apresente retorno mais atrativos? A resposta pode não ser tão simples quanto se espera.


Em primeiro lugar devemos salientar que o índice Ibovespa tende a refletir o comportamento do mercado através de um desempenho ponderado das 81 empresas mais negociadas na B3. Dado o número substancial de componentes, temos uma baixa previsibilidade sobre o futuro orquestrado de empresas tão diversas e expostas a tantos fatores singulares e macroeconômicos.


Então como será possível saber se devo comprar ou vender minhas ações?


Considerando que você não opere diretamente o índice, a resposta se resume da seguinte forma: Nem sempre a ação que está em sua carteira terá uma correlação elevada ao desempenho do índice Ibovespa. Em muitos casos, a performance de sua ação na bolsa depende de mais de fatores endógenos (intrínsecos à empresa) do que fatores externos. Então nesse caso você não deve se preocupar com o nível do índice, mas sim com a performance financeira e operacional da empresa que você está investindo.


Caso você não tenha esse tempo, conhecimento, disposição ou interesse de estudar e acompanhar a fundo uma companhia, não se preocupe. Nós na Alkin Research fazemos esse trabalho para você. Clique aqui e conheça um pouco mais sobre as soluções especializadas que oferecemos para auxiliar na sua tomada de decisão.


Caso você opere o índice através de contratos futuros ou ETFs, o desempenho do Ibovespa indiscutivelmente importa. Nesse cenário a atenção deve estar mais voltada à performance da economia, que tende a ser um bom proxy para o desempenho das ações como um todo. E felizmente bons indicadores econômicos tem sido divulgados nas últimas semanas. Como exemplo e grande propulsor do desempenho da bolsa dos últimos dias, tivemos a divulgação do PIB. Na segunda-feira, 01 de junho de 2021, o IBGE apresentou o os dados referentes ao primeiro trimestre deste ano, mostrando um avanço de 1,2% no Produto Interno Bruto em relação ao último trimestre de 2020. O número, além de positivo, se mostrou acima dos 0,7% esperados pelos economistas.

Gráfico do PIB brasileiro a preços de mercado - Taxa acumulada em 4 trimestres (%), Intervalo: 1T96 - 1T21
PIB Brasileiro a preços de mercado - Taxa acumulada em 4 trimestres (%), Intervalo: 1T96 - 1T21

Demais indicadores antecedentes e de confiança do consumidor também tem alimentado a tese de que a retomada econômica brasileira é iminente, estando mais próxima do que imaginamos. Esperamos que o otimismo continue sendo observado no índice Ibovespa ao longo de 2021, mas deixamos o alerta ligado para o período de forte volatilidade que 2022 nos reserva com as eleições presidenciais.


Para estar sempre atento aos movimentos do mercado que podem impactar seus investimentos, conte sempre com a Alkin Research!

 

Inscreva-se e receba nosso conteúdo gratuito em primeira mão.

 

Quer ir além e acessar nosso conteúdo exclusivo para assinantes? Não perca tempo, aproveite as promoções disponíveis e conheça os planos Premium da Alkin Research!


Tenha acesso a uma página exclusiva com as melhores recomendações de compra e venda para as ações sob nossa cobertura. Prepare-se para um novo patamar!

Consultoria de informações com recomendações de investimentos na bolsa de valores

Comments


bottom of page