top of page

As aprovações do Cade

A semana foi bem movimentada para o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e para algumas ações na B3.


Primeiro vamos entender melhor o papel do Cade nessa história: O Conselho tem por objetivo "orientar, fiscalizar, prevenir e apurar abusos do poder econômico, atuando na prevenção e na repressão". Em resumo, garante a existência de uma concorrência saudável entre as empresas, bloqueando qualquer tentativa de monopólio que possa relevância econômica.


Sempre que há uma fusão entre grandes empresas na bolsa, o Cade entra em cena para dar o seu parecer sobre os riscos de concentração de mercado, sendo o negócio aprovado apenas com o aval do Conselho.


Na bolsa tivemos dois grandes processos de fusão nos últimos meses, e que aguardavam ansiosamente um parecer do Conselho:


Spoiler: As duas fusões foram aprovadas. Mas um detalhe chamou a atenção dos investidores...


Muitas vezes, para garantir o equilíbrio no mercado, o Conselho aprova a fusão, com algumas ressalvas, os chamados "remédios", que incluem a venda de determinados ativos para evitar a concentração e o domínio da empresa em determinadas regiões.


A surpresa positiva no caso da Hapvida + NodreDame foi a ausência desses remédios, o que permitiu uma alta expressiva nas ações (#GNDI3 e #HAPV3 chegaram a subir no mesmo dia +12,44% e +11,80%, respectivamente).


Apesar da alta, as ações devolveram boa parte dos ganhos na sequência. Entretanto, destacamos para este caso alguns números que mostram a gigante que está sendo criada no setor de saúde no Brasil:

  • Valor de mercado (NotreDame + Hapvida): R$ 86 bilhões

  • Vidas no plano de saúde: 9,5 milhões

  • Vidas no plano dental: 7,2 milhões

  • Leitos: 8.000

  • Receita combinada: Quase R$ 30 bilhões.

Para entender mais sobre o potencial do segmento de Healthcare, clique aqui e confira um relatório completo que divulgamos recentemente. Trata-se de um setor altamente promissor e com capacidade de consolidação.

Outra aprovação do Cade nesta semana, foi para o negócio entre Localiza #RENT3 + Unidas #LCAM3. Neste caso, com algumas restrições, mas ainda menos agressivas do que o esperado pelo mercado. Atenção para a Movida #MOVI3 que deve ter grandes desafios com a gigante que está sendo criada no setor de locação de veículos.


Para entender mais sobre o setor de Locadoras na bolsa, preparamos esse relatório com uma análise minuciosa de tudo o que você precisa saber para investir nessas empresas. Clique aqui e descubra.


Na hora de saber onde investir, Conte sempre com a Alkin Research!


Comments


bottom of page