top of page

Ação da Gafisa sobe 44% em 5 dias. Descubra o verdadeiro motivo da alta.

O ano já parecia encerrado quando a ação da Gafisa despertou na bolsa e protagonizou uma alta que surpreendeu até os mais otimistas, levando GFSA3 para o maior nível em quase 11 meses.


Com uma performance digna de um pedido de Natal sendo realizado, o motivo que levou ao desempenho da ação da Gafisa vai muito além de magia.


Por que a ação da Gafisa (GFSA3) está subindo?


Pra entender essa história com a ação da Gafisa você precisa conhecer dois nomes: ESH Capital (Fundo de Investimento) e Nelson Tanure (o empresário da foto abaixo).


Tanure é um empresário conhecido no mercado brasileiro e que tem uma participação relevante nas ações da Gafisa. Até aí nada de errado.


A questão levantada pelo fundo de investimento (ESH) é que essa participação pode estar alta demais. Entenda por que isso pode ser um problema:


O Estatuto da Gafisa prevê que seja ativada a cláusula de "Poison Pill" (pílula de veneno) -que não tem nada a ver com o nome assustador, mas em sua essência protege os acionistas da aquisição hostil de empresas.


poison pill, tanure, gafisa, ação da Gafisa, GFSA3, ações da Gafisa

Essa cláusula prevê a realização da uma OPA (Oferta Pública de Aquisição) quando um acionista ultrapassa os 30% do capital.


Ou seja, atingindo esse montante, o acionista deve fazer uma proposta para aquisição de 100% da Gafisa, ou perderia seus direitos políticos na empresa.


E na visão da ESH, Tanure já chegou a 40% de participação em segredo. Mas como ninguém sabia que ele tinha tantas ações da Gafisa?


Tanure, Gafisa, ação da Gafisa, GFSA3, ações da Gafisa

O argumento da gestora ESH é que essa participação de Tanure na Gafisa estaria escondida em outros veículos de investimento, conforme explicado em nota recebida pela empresa e compartilhada com o mercado na manhã de 28 de dezembro. de 2023.


ação da Gafisa, GFSA3, ações da Gafisa

Como a ESH tem um papel de gestão ativa e uma participação relevante na Gafisa (9,49%), solicitou (conforme imagem anterior) uma Assembleia para que o caso seja novamente analisado.


ação da Gafisa, GFSA3, ações da Gafisa

A Gafisa já teve sérios problemas, e mesmo com a alta de 44% nos últimos dias ainda vale menos de R$ 700 milhões na bolsa e acumula queda de 99% em sua ação.

ação da Gafisa, GFSA3, ações da Gafisa

Só que essa não é a 1ª vez que a ESH pede uma Assembleia para resolver essa questão.

Já houve uma tentativa no início de 2023, onde os acionistas da Gafisa rejeitaram a proposta de suspender os direitos políticos de Nelson Tanure na empresa por conta da violação.


O que vai acontecer com a ação da Gafisa?


Em nossa análise, é bem provável que essa tentativa seja frustrada diante do histórico apresentado, mas se teremos um desfecho positivo para a empresa ou não, só o tempo dirá.

Esse é com certeza mais um capítulo tenso na conturbada história da Gafisa.


Cuidado ao tentar surfar uma alta baseada apenas em expectativa, ou sem entender o que está por trás.


Fique longe das furadas na bolsa.


Nós já escolhemos todo mês as 10 melhores ações para você investir, em 3 estratégias diferentes. Tudo que você precisa fazer é acessar esse link pra desbloquear agora o seu acesso às recomendações.

Na hora de saber onde investir, Escolha a Alkin Research.

Comments


bottom of page